Unidade vai gerar até 700 empregos diretos nos próximos 5 anos e poderá fabricar também medicamentos do chamado “kit intubação”
O Cristália, Laboratório Farmacêutico, Farmoquímico e de Biotecnologia de capital 100% nacional, anuncia a aquisição de mais uma planta industrial para expandir sua capacidade de produção de medicamentos. Trata-se do imóvel no qual funcionava a fábrica de tecidos Santanense, em Montes Claros (MG), que será reformado para produção de vários medicamentos, entre eles anestésicos e narcoanalgésicos utilizados no chamado “kit intubação” de pacientes graves de Covid-19. A previsão de investimentos no local é de aproximadamente R$300 milhões.
O imóvel adquirido tem cerca de 30 mil m² de área construída, em um terreno com 156 mil m², e passará por adequações para atender as normas da indústria farmacêutica. Tanto a reforma quanto a aquisição de equipamentos demandam tempo, e a previsão é que a unidade comece a funcionar em 2023.
Vista área do imóvel adquirido pelo Laboratório Cristália
“Embora a necessidade atual seja de ampliação de linhas de produção para medicamentos do kit intubação, esta planta será multipropósito e estará apta a produzir vários tipos de fármacos”, esclarece Ricardo Pacheco, Presidente do Conselho Diretor e Diretor Geral do Laboratório Cristália.
A cidade de Montes Claros foi escolhida por conceder incentivos fiscais para a implantação de indústrias e pelo fato de o imóvel já contar com uma boa infraestrutura, acelerando as obras e adaptações necessárias para início da produção. A região também conta com mão de obra qualificada, uma vez que serão gerados cerca de 700 empregos diretos nos próximos 5 anos. “Esta aquisição faz parte do plano de expansão do Cristália, que trabalha diariamente para atender a demanda do mercado brasileiro nos próximos anos, que têm crescido gradativamente”, finaliza Ricardo Pacheco
Sobre o Cristália:
O Laboratório Cristália, aos 49 anos é um Complexo Industrial Farmacêutico, Farmoquímico, Biotecnológico, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 100% brasileiro. É pioneiro na realização da cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula até o produto final. Possui 116 patentes a nível mundial, sendo recordista nacional. Em anestesia, é líder de mercado na América Latina.