Conquista de certificação
O Cristália possui uma planta produtiva totalmente dedicada à produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) colagenase, instalada no Complexo Industrial de Itapira (SP).
Inaugurada em 2014, recebeu no mesmo ano o Certificado de Boas Práticas de Produção (CBPF). Em 2016 a ANVISA concedeu o registro de autorização para a produção industrial do IFA colagenase animal free. Em agosto de 2017, o laboratório conquistou a patente deste insumo nos Estados Unidos.
Com alto nível de Biossegurança, a planta de Biotecnologia de Anaeróbico garante segurança aos colaboradores, meio ambiente e ao consumidor.
Produto nacional
O microrganismo utilizado na produção da colagenase foi isolado da biodiversidade nacional e caracterizado pela equipe da Biotecnologia do Cristália. O processo de produção foi otimizado de forma a não utilizar componentes de origem animal (animal free) o que confere maior segurança ao produto e viabiliza a entrada em mercados altamente regulados.
As pesquisas, desenvolvimento e uso desse microrganismo foram avaliados e aprovados pelo CGEN (Conselho de Gestão do Patrimônio Genético) para exploração comercial, em consonância com a legislação nacional de acesso à biodiversidade.
Independência de importados
A pomada Kollagenase, produzida agora com o IFA colagenase animal-free, é comercializada pelo Cristália desde 1979 e amplamente utilizada por todo o país. Até a conquista da produção do próprio IFA, a enzima utilizada na produção da pomada era importada.