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Matéria publicada em 26/05 no site Cirurgia.net.


Nós da Cirurgia.net colocamos à disposição dos leitores, uma entrevista da Cristália, indústria que comercializa produtos para tratamentos estéticos, como por exemplo a famosa toxina botulínica. A missão deles é oferecer produtos sustentáveis à população, inovando com qualidade em cada novo tratamento que for realizado.


De acordo com os critérios da Cristália, qual a relação entre a área da medicina (saúde) e a estética (cosmética)? São duas áreas claramente diferentes ou, pelo contrário, tendem a convergir do ponto de vista de médicos e pacientes?


Entendemos que saúde e estética tendem a convergir, não apenas pelo fato de que a estética contribui para o bem-estar físico, psíquico e social, mas também porque na busca pela estética, médicos incentivam seus pacientes a adotarem hábitos saudáveis de vida, a conhecer e cuidar do corpo e a conquistar a autoestima.


Qual é a importância do branding, reputação e construção de marca para produtos no setor médico estético?


Assim como para outros setores, o setor estético entende que resultados não são criados da noite para o dia, mas são conquistados com uma estratégia coerente e relevante de ponta a ponta. No ambiente globalizado em que se encontra o Brasil, onde os consumidores estão cada vez mais exigentes e seletivos, é preciso agregar valor aos produtos ou serviços oferecidos em relação à concorrência. Estamos sempre reavaliando nossos processos internos, práticas ou políticas buscando melhorar ou inovar, pois nosso foco é permanecer como uma empresa inovadora e de referência, reconhecida como uma empresa que investe no conhecimento dos profissionais que atuam no mercado estético e que se preocupa em oferecer um portfólio de produtos que proporcionam segurança e qualidade para estes profissionais e pacientes.



Pesquisa e desenvolvimento (inovação) parece ser um dos aspectos importantes para Cristália. Que grandes avanços podemos ver nos próximos anos na forma de novos produtos e procedimentos no mercado, através de empresas como a Cristália, e principalmente na área da cosmética, dermatologia ou estética?


Exatamente, pesquisa e desenvolvimento (inovação) são aspectos muito importantes para o Cristália, que ao longo destes 50 anos vem se destacando em vários mercados e, não deixando de dar atenção ao mercado estético, que tem atuado desde 2005 em parceria com grandes empresas do mercado estético mundial e que também se destacam pela pesquisa e desenvolvimento/inovação em seus produtos. O mercado estético brasileiro está próximo de receber os mais inovadores preenchedores à base de ácido hialurônico que, devido às suas tecnologias exclusivas, possuem grande notoriedade nos mercados europeu e americano, são eles as linhas TEOSYAL RHA® E REDENSITY® do laboratório TEOXANE®. Eles estarão disponíveis em nosso portfólio a partir de Junho/2022.


Acreditamos que muitas novidades surgirão no mercado estético, para 2022, as tendências são as técnicas não-invasivas, entre elas, destaque para os Bio estimuladores de colágeno, que são tratamentos de referência para a flacidez, consistem na aplicação de compostos químicos que estimulam continuamente a produção de colágeno podendo ser utilizado no corpo e rosto. Além dos Bio estimuladores de colágeno, outros procedimentos como, estética íntima, micropigmentação capilar e preenchimento corporal estão dentro das tendências do mercado estético.


O que as soluções baseadas em biotecnologia trarão aos pacientes interessados em tratamentos antienvelhecimento e/ou procedimentos estéticos?


A biotecnologia já é amplamente aplicada aos tratamentos antienvelhecimento através dos consagradíssimos procedimentos com ácido hialurônico e toxina botulínica. Além disso, muito em breve deveremos poder fazer prevenção e tratamentos antienvelhecimento baseados em informações obtidas pelo sequenciamento genético. A engenharia de tecidos deverá possibilitar a renovação de áreas danificadas, ou a regeneração de tecidos através de células-tronco. Quem sabe, talvez ainda haja espaço para o desenvolvimento biotecnológico de outras moléculas tão revolucionárias quanto o ácido hialurônico e a toxina botulínica para a realização de procedimentos estéticos.



O portfólio da Cristália é composto por 350 medicamentos em cerca de 500 apresentações, entre eles produtos como TEOSYAL ou STYLAGE. Qual é a estratégia da Cristália como promotora ou importadora de produtos dermatológicos e estéticos para os próximos anos?


O Brasil é muito bem posicionado no mercado de estética, tendo um mercado menor somente em relação aos Estados Unidos e China. Temos atuado neste mercado desde 2005 alcançando bons resultados a cada ano. Com o crescimento acelerado e constante do mercado estético, queremos fortalecer nossas parcerias com a empresa Suiça Teoxane, a francesa Vivacy e também com o fabricante da nossa Toxina Botulínica, o Instituto Lanzhou. Nossa estratégia é atuar de maneira unica e singular, reforçando a qualidade, eficácia e segurança das marcas PROSIGNE®, TEOSYAL® e STYLAGE®.


Qual a importância da internacionalização no caso da Cristália e em que mercados pretende entrar?


O Cristália, investirá cerca de R$ 800 milhões em seu projeto de internacionalização. Atualmente presente na Argentina com uma fábrica de medicamentos oncológicos, que será reformulada e ampliada, a meta é abrir filiais no México, Peru, Colômbia e Chile, neste primeiro momento pensando nos produtos fabricados pelo Laboratório, mas avaliando uma possível expansão da Divisão Estética para outros países. Atualmente a Divisão estética do Cristália trabalha com produtos que são produzidos por empresas parceiras da França, Suíça e China e representados no Brasil pela sua Divisão de Estética chamada Cristália Injectables.

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