As Santas Casas de várias cidades brasileiras passam por um período de problemas financeiros. Um exemplo é o da Santa Casa de São Paulo, que soma uma dívida de cerca de R$ 433,5 milhões (número oficial divulgado pela instituição). Como um contraponto positivo a essa situação, a Santa Casa de Itapira, no interior de SP, passou de um cenário falido em dezembro de 2013 para uma posição de sucesso em 2014.
No final de 2013, a Santa Casa de Itapira se encontrava no ápice da crise. A instituição somava apenas R$ 156,00 em caixa e tinha dívida de mais de R$ 3 milhões, incluindo salários de médicos, plantonistas, funcionários, fornecedores, prestadores de serviços, convênios e bancos. A entidade foi descredenciada pelo SUS, teve que desativar a sua UTI, que não tinha condições de funcionar devido à falta de medicamentos e materiais de procedimento, e contava com apenas alguns leitos em funcionamento.
Em dezembro de 2013, a Santa Casa de Itapira pediu auxílio às famílias Pacheco e Stevanato (holding que controla o Laboratório Cristália), que doaram R$ 2 milhões, somados com mais um aporte de R$ 1 milhão do Governo do Estado. Além disso, uma equipe do Laboratório Cristália foi indicada para auxiliar na administração da Santa Casa de Itapira, e em seguida, foi fundada a OSCIP Irmã Angélica (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), formada por 12 diretores, entre eles médicos, religiosos, empresários e cidadãos de Itapira, e por um Conselho Fiscal formado por 5 membros.
“Quando fomos convidados para ajudar a Santa Casa, entendemos que para poder melhorar o panorama havia necessidade de algo estruturado e organizado, ou seja, uma OSCIP, um mecanismo usual, em que, representantes de diferentes setores da sociedade, todos eles interessados, por serem cidadãos de Itapira, e dispostos a trabalhar no sentido de recuperar a Santa Casa e de trazer sua contribuição sem conotação partidária ou ideológica que não fosse de servir à sociedade, administrem, possibilitando que o resultado seja mais facilmente alcançado, e é o que está acontecendo hoje. Acredito que conseguimos”, disse Dr. Ogari Pacheco, presidente do Cristália.
A nova administração da instituição tomou decisões importantes para reverter o quadro. Em 2014 foram contratadas Silmara Sant’Anna para o cargo de administradora hospitalar e Helen Reinhart como coordenadora de Enfermagem. Com o dinheiro recebido, realizaram o pagamento de todos os salários atrasados e 13º salário, além da distribuição de cestas de natal a todos os funcionários da Santa Casa de Itapira. Também houve renegociação de todas as dívidas com os bancos credores, fornecedores e prestadores de serviços, e foi realizada a compra emergencial de medicamentos e de materiais de procedimentos para abastecer as farmácias, preparando a instituição para voltar a seu pleno funcionamento.
Hoje, mais de um ano depois, a entidade está se estabilizada e já opera dentro de excelentes padrões. As dívidas com prestadores de serviços já foram quitadas e os débitos com bancos credores e fornecedores estão sendo pagos conforme negociações feitas em 2013. Os salários dos funcionários estão em dia e os 13º salários devidamente pagos. Embora ainda não esteja realizando atendimentos pelo SUS, existem sólidas perspectivas de retorno. Enquanto isso, a Santa Casa de Itapira atende gratuitamente todas as crianças e adolescentes frequentadores das Entidades de Assistência Social do Município e realiza em parceria com a Secretaria de Saúde e realiza exames de média complexidade. Sua UTI está em operação com 60% de ocupação, com situação de medicamentos e de mantimentos regularizada e recentemente obteve a Certificação pelo Ministério da Saúde como Entidade Filantrópica regularizada.
“A Santa Casa chegou a um nível dentro das nossas previsões. Conseguimos números surpreendentes, entre eles, reduzir em 50% o déficit que era estrutural, houve mais que o dobro do número de atendimentos de pronto socorro de um ano para cá, internações, tanto clínicas quanto cirúrgicas. Tivemos que trocar a roda da bicicleta andando”, comentou o executivo.
Também fez investimentos para profissionalização da gestão e treinamento com as lideranças do projeto “Pessoas que cuidam de Pessoas”. Apostou ainda na reaproximação com outros convênios de Saúde e revisão de tabelas acordadas e em outubro de 2014 assinou contrato com a AMIL. “A Santa Casa é uma entidade prestadora de serviço, portanto, precisamos ampliar o número de convênios para que tenhamos uma cobertura maior da população. Quanto maior for a cobertura, melhor”, apontou Pacheco.
Outras ações importantes foram tomadas como a readequação do quadro de funcionários, principalmente na área de enfermagem; gerenciamento no setor de compras e estoque; implantação de indicadores hospitalares; aquisição de equipamentos para Centro Cirúrgico, Pronto Socorro e UTI e implantação do projeto de qualidade: mapeamento de processos como 5S’s etc.
Uma prova concreta de sua recuperação foram os números positivos que a instituição apresentou. Em 2014, foram atendidos uma média mensal de 340 internações e 3.800 procedimentos ambulatoriais. Foram realizados também para o Município 300 exames de diagnósticos, dentre eles: ultrassonografia, mamografia, tomografia, endoscopias e biópsias.
Para o presidente do Laboratório Cristália, diversos esforços serão planejados para angariar recursos financeiros para atender de forma cada vez mais qualificada a população de Itapira. “Estamos buscando todas as oportunidades que aparecem, diversas atividades serão sempre acionadas no sentido de conseguir recurso. Hoje temos resultados a mostrar aos investidores e, portanto, com esses resultados nos sentimos com suficiente coragem de solicitar o apoio das forças vivas de Itapira.”
Entre as ações de captação de recursos está a realização de shows com grandes nomes da música brasileira. “Nós estamos tentando unir o útil ao agradável, trazer recursos para Santa Casa e levar entretenimento para a população. É possível fazer shows beneficentes e o Laboratório Cristália tem realizado isso, já tivemos em Itapira o show com Jorge Aragão e parte da renda desse show veio para a Santa Casa de Itapira. Agora vamos trazer lendas vivas como Sérgio Reis e Renato Teixeira para Itapira. Outra iniciativa para reestruturar a Santa Casa”, conta Pacheco.
Em 2015, a Santa Casa que mantém a filantropia através de atendimentos gratuitos, pretende mudar o foco de atuação e, em conjunto com a Secretaria de Saúde de Itapira, estabelecer a realização de procedimentos ambulatoriais aos usuários SUS, já que possui capacidade operacional para atender esta demanda. Até março de 2015, se pretende implantar o primeiro serviço já acordado com o município: SAD – Serviço de Atenção Domiciliar (portaria nº 963 /2013 do Ministério da Saúde).
“A Santa Casa de Itapira está melhor estruturada, está caminhando para ser a entidade que nós imaginamos, nós sonhamos, ou seja, um hospital que atenda a população de Itapira de forma eficiente. A Santa Casa está tendo agora um atendimento muito melhor do que era antes graças a ação da OSCIP que a administra atualmente. Agradeço ao apoio de todos que tem ajudado a instituição e vamos em frente trabalhando para oferecer à Itapira o atendimento médico que a população merece”, diz Pacheco.
Mais informações sobre a OSCIP:
Link 1: http://www.itapiranews.com.br/santa-casa-de-itapira-passa-a-ser-administrada-por-organizacao-civil/
Link 2: http://www.fehosp.com.br/v2/servicos/publicacoes/exibir/?id=9509
Sobre o Cristália
O Cristália é um Complexo Industrial Farmoquímico, Farmacêutico e Biotecnológico 100% brasileiro. Referência em inovação e tecnologia, hoje com 76 Patentes, o Cristália é a farmacêutica brasileira pioneira em realizar a cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula até o produto final.
Focado em pesquisa e inovação o Laboratório Cristália é o único laboratório brasileiro que produz 50% dos seus insumos. Exporta regularmente princípios ativos e produtos acabados para mais de 30 países. Em anestesia, é líder de mercado na América Latina.
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